É um transtorno com início na infância caracterizado pela presença de desenvolvimento acentuadamente anormal ou prejudicado nas interações sociais e na comunicação social, e de um repertório de atividades e interesses restritos. 


As manifestações do distúrbio variam enormemente dependendo do nível de desenvolvimento e idade cronológica do indivíduo. Seu diagnóstico é eminentemente clínico e a avaliação busca caracterizar o desenvolvimento, comunicação, linguagem, inteligência, comportamentos e desempenhos sócio pedagógicos. 



A investigação visa afastar causas 
secundarias (agravos/insultos do sistema nervoso) e causas primárias (genéticas) e fornece informações sobre alterações estruturais do cérebro. 

análise do comportamento aplicada permite melhor definição das necessidades da criança (terapias). 

Comportamentos auto e hetero agressivos, hiperativos, destruidor, ansiedade, insônia e crises epilépticas podem necessitar de tratamento medicamentoso.

A avaliação e terapias são multidisciplinares com terapeutas (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicopedagogos, psicomotricista) e médicos (saúde mental, pediatra e Neuropediatra).